sábado, 23 de agosto de 2014

Inclusão de alunos com deficiência cai no Ensino Médio

Todos Pela Educação*
.
Apesar das crescentes taxas de inclusão dos alunos com deficiência nas escolas públicas e privadas do Brasil, muitos deles não chegam ao Ensino Médio. E dos que conseguem alcançar a etapa final da Educação Básica, boa parcela não a conclui.
.
Entre 2007 e 2013, a porcentagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados em salas de aula regulares cresceu de 46,8% para 76,9%. Em consequência, o número de crianças e jovens em escolas de Educação Especial decresce anualmente – no ano passado, dado mais recente, 843.342 frequentavam exclusivamente esse tipo de instituição..
.
Os dados fazem parte de um levantamento do Todos Pela Educação para o Observatório do PNE (leia mais abaixo) e utilizam como fonte o Censo da Educação Básica, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
.
A meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE) determina que, até 2024, toda a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação tenha acesso à Educação Básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados. Durante a tramitação do plano, a meta 4 foi alvo de intenso debate no Congresso Nacional, travando o avanço da matéria (relembre aqui).
.
Para a gerente da área técnica do movimento Todos Pela Educação, Alejandra Meraz Velasco, os dados revelam que o esforço enorme que é feito para a inclusão nos anos iniciais do Fundamental se enfraquece nos anos finais dessa mesma etapa. "O sistema vem perdendo alunos. A falta de estrutura das escolas, aliada ao vínculo mais distante que eles têm com os professores no Fundamental II, podem ser apontados como hipóteses para explicar essa queda",
.
.
Fonte: Todos pelka Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário