segunda-feira, 1 de abril de 2013

Julia Gabrielle

Por Paula Pimenta*
.
Adoro olhar os trending topics do Twitter. Gosto de saber quais são os assuntos mais comentados do momento e ouso dizer que é lá que a fofoca chega primeiro. Foi através dos trending topics que fiquei sabendo da morte da Hebe, do incêndio da boate em Santa Maria, da renúncia do Papa, dos vencedores das provas de resistência no BBB… Sérios ou irônicos, graves ou engraçados, os trending topics sempre nos mostram o que está na boca do povo.
.
Julia Gabrielle
.
Por isso mesmo, costumo sempre dar uma pesquisada quando vejo que estão falando sobre algo que eu não tenha conhecimento. E foi assim que, na semana passada, me deparei com Julia Gabrielle e, pensando se tratar de alguma artista recém-lançada ao estrelato que eu ainda não conhecia, cliquei para saber de quem se tratava. Qual foi minha surpresa ao ver que de estrela a garota não tinha nada? Ela era uma menina comum, como tantas outras de 11 anos. Que vai à escola, que tem pais que trabalham, que costuma interagir com as amigas nesse mundo virtual onde atualmente passamos boa parte das nossas vidas… E que também compartilhava suas fotos porque “gostava” do que via no espelho. Só que de repente, alguém que não tinha a mesma opinião que ela, achou que era engraçado roubar uma dessas fotos e mostrar para todo mundo o defeito que ele via. E a partir daí a menina ficou famosa, infelizmente por algo que eu imagino que renderá um trauma: sua sobrancelha.
.
Lembro que quando eu tinha 11 anos, eu não estava nem aí para a minha aparência… Eu era baixinha e gordinha… mas muito feliz! Tinha uma família amorosa, muitas amigas, e era isso que importava. Só uns três anos depois é que a vaidade bateu à minha porta e eu comecei a prestar atenção no cabelo, no peso, na pele, nas unhas, nas roupas… e nunca mais parei. A preocupação com o visual é tão inerente à vida feminina que fazemos isso sem sentir. Faz parte de ser mulher. Mas a Julia Gabrielle ainda era uma menininha. Mas teve que crescer à força da noite para o dia, para enfrentar o cyberbullyng violento que a acometeu.
.
Malu Mader
.
Muito já foi dito desse caso e não é isso que quero enfatizar. Não me interessa se os pais dela estão errados por que deixaram que ela colocasse fotos na internet e não a incentivaram a pinçar a sobrancelha ou se os culpados são as pessoas que não respeitam a opinião/aparência/privacidade das outras. Mas ao ver a foto da Julia, não tive como não pensar que se ela tivesse crescido nos anos 80, tudo seria diferente. Quando eu era adolescente, a moda era exatamente ter sobrancelhas bem grossas! Eu queria a todo custo imitar a Ana Paula Arósio, a Brooke Shields e a Malu Mader, e por isso penteava minhas sobrancelhas para cima. Além disso, cabelos encaracolados é que eram bonitos, e todo mundo amassava o cabelo para que ele parecesse um pouco menos escorrido. Quem tinha sobrancelha fina e cabelos lisos é que era considerado sem graça, fora de moda, sem atitude… Só vários anos depois é que a ditadura da chapinha começou.
 .
.
.
Além da moda variar de acordo com a época, beleza é algo relativo. O que é bonito para mim pode não ser para você. E que bom que é assim, senão o mundo seria um lugar extremamente sem graça. No livro Feios, de Scott Westerfeld, por exemplo, ao fazer 16 anos todas as pessoas são submetidas a uma cirurgia para ficarem “perfeitas”. E com isso, ficam todas iguais. Nenhuma imperfeição, nenhuma característica única, nenhuma peculiaridade. Mas não é exatamente nos defeitos que está a graça? Quando eu tinha 16 anos, era apaixonada por um menino que tinha um nariz um pouco grande. Mas ele era tão fofo que eu nem ligava. Era o charme dele. Eu não queria o garoto mais lindo da escola, que parecia um modelo. Eu queria aquele que aos meus olhos era o mais interessante. Aquele que era o mais lindo para mim.
Lily Collins
.
Em minha opinião, as pessoas que mais se destacam são exatamente essas, que têm algo incomum, que não se rendem aos modismos, que gostam do que têm. Inclusive temos ainda hoje atrizes lindas que se orgulham de suas sobrancelhas grossas. Alguém tem coragem de dizer que a Lily Collins é feia? E a Demi Lovato? Inclusive, essa última, adora variar, cada dia aparece com a sobrancelha de um jeito. Mais uma vantagem para quem tem uns pelinhos a mais, pode variar de acordo com a estação.
.
Demi Lovato
.
Acho que quem fica julgando e divulgando defeitos deve ter uma vida tão chata, mas tão chata, que tem tempo de sobra para ficar observando e invejando a dos outros. Se essas pessoas fossem tão perfeitas e especiais, garanto que não estariam escondidas atrás de um computador, se preocupando com as “supostas” imperfeições dos outros. E agora um recado para Julia Gabrielle: Julia, você é linda! Daqui a uns anos, sei que vai dar boas risadas desse caso, mas agora, desencane e divirta-se! Aproveite que você está famosa e mande um beijo para esses bobos que te colocaram em evidência! Será que algum deles já esteve nos trending topics? É claro que não. Isso não é para qualquer um. Continue sendo você mesma, garota! E não se esqueça de sempre sorrir!
Até a próxima!
Paula
.
* escritora de livros juvenis.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário