quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Ronda escolar" reduz em 56% o número de pequenos delitos cometidos em colégios

.
A Polícia Militar realiza, nas instituições públicas do município, o projeto Ronda Escolar. Este faz parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e surgiu com o objetivo de combater a incidência de práticas ilícitas nesses ambientes. A atuação das autoridades nos colégios da rede estadual e municipal reduziu em 56% o número de ocorrências.
.
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Correia Lima, disse que a ronda é realizada diariamente nas Escolas públicas do município, em algumas delas as ações são intensificadas.
.
"Durante o período de veraneio e Carnaval, mesmo sem haver aulas, demos continuidade ao programa, visitando as instituições em dias e horários alternados. Com o início das aulas, a ronda voltou a ser diária", informou o major. Em alguns colégios, as ações são intensificadas devido à maior gravidade do problema. "É o caso das Escolas Duarte Coelho e Jerônimo Rosado, ambas localizadas no Walfredo Gurgel", explicou o comandante.
.
Dados do 2º Batalhão de Polícia Militar indicam que as Escolas estaduais localizadas no Santo Antônio, Malvinas, Carnaubal, Pintos e Alto de São Manoel apresentavam os maiores índices de ocorrências. Ele ainda destaca que as ocorrências de maior incidência dizem respeito aos furtos e uso de drogas. "Se os diretores, Professores e Alunos presenciarem algum delito e quiserem pedir ajuda, podem entrar em contato com o BPM, através do 190, ou visitando a nossa sede. Estamos à disposição da população", destacou Correia Lima.
.
Programa conta com 60 policiais para atuar junto às instituições
.
O “Ronda Escolar”, ligado ao Proerd, atua não apenas em Mossoró. Natal, Santa Cruz e Parnamirim também contam com a ronda, os municípios reunidos possuem um efetivo de 60 policiais militares devidamente capacitados para atuar junto às instituições de Ensino.
.
Para potencializar as ações do “Ronda Escolar”, também é desenvolvido o Proerd nas Escolas. A ação tem como base o princípio da integração social, com dinâmica de grupos, aulas interativas e envolventes com a colaboração e participação do Professor.
.
O programa é composto de 15 lições que abordam noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia quanto ao uso de drogas e prática de violência, maneira de lidar com o estresse, bem como a promoção da autoestima.
.
O Proerd foi criado por duas Professoras pedagogas no ano de 1983, na cidade de Los Angeles (Estados Unidos) com a sigla Dare (Drugs Abuse Resistance Education). Com apenas dois anos de aplicação do programa, fronteiras foram rompidas e atualmente já é aplicado em mais de 58 países. No Brasil, o programa foi iniciado no Rio de Janeiro, em 1992, expandiu-se para os demais estados, chegando ao Rio Grande do Norte em 2002.
.
Fonte: O Mossoroense (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário