sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ataque a escola primária deixa dezenas de mortos em Connecticut

.

Um ataque a uma escola primária deixou ao menos 27 mortos e vários feridos nesta sexta-feira em Connecticut, segundo informações da agência AP e canais de TV. Ao menos 18 das vítimas seriam alunos da Sandy Hook Elementary School, afirma a agência, e teriam entre 5 e 10 anos. Informações iniciais indicam que o suspeito, Ryan Lanza, teria 24 anos e usava máscara e colete a prova de balas no momento do crime. Sua mãe era professora da escola e a maioria das vítimas seriam seus alunos. O corpo do pai do atirador foi encontrado em uma casa em Nova Jersey.
.
Em coletiva, um representante da polícia local disse que o atirador também está entre os mortos. Seu corpo foi encontrado em uma sala de aula. Ainda não se sabe se Ryan se suicidou ou foi morto por policiais. O diretor e o psicólogo da escola também foram mortos.
.
Ryan teria usado quatro armas - dentre elas uma Sig Sauer e Glock 9 - e feito mais de 100 disparos no massacre. As pistolas pertencem a Ryan Lanza e foram compradas legalmente. De acordo com a CBS, uma pessoa com roupas militares foi detida, sob a acusação de ser possivelmente um segundo atirador - e irmão de Ryan. O homem, no entanto, estava gritando "eu não fiz isso" no momento de sua prisão.
.
Autoridades que estão fora do prédio informaram que estão faltando os alunos de uma sala inteira na contagem que foi feita após o esvaziamento da escola. Outras testemunhas contaram à emissora CNN que, durante o ataque, uma professora trancou crianças dentro de um armário e impediu que mais jovens fossem baleados. Duas meninas de nove anos disseram que policiais retiaram os alunos da sala de aula pedindo que "todos fechassem os olhos". Outro aluno, de nove anos, afirma ter visto o atirador quando estava chegando ao colégio.
.
- Eu vi alguns tiros na entrada, então um professor me empurrou para uma sala.
.
Um representante do governo disse que o governador Dannel Maloy "está horrorizado com o o que aconteceu." Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, afirmou em entrevista coletiva que o presidente Barack Obama está sendo "constantemente atualizado" sobre o ocorrido em Newtown e deve falar sobre o assunto à população americana. Obama conversou mais cedo com Maloy e com o diretor da polícia federal (FBI), Robert Mueller. Carney declarou não ter informações oficiais sobre o número de vítimas do ataque armado e disse que "este não era o momento de discutir a legislação sobre armas".
.
- Tenho certeza de que haverá um dia para discutir a legislação, mas não acho que esse dia seja hoje - afirmou a jornalistas.
.
As escolas da região foram fechadas como medida de precaução. Autoridades temem que esse seja o pior massacre desde o ataque de Virginia Tech, que deixou 33 mortos em abril de 2007. O ataque também está sendo comparado ao massacre de Columbine, em abril de 1999, quando os estudantes Eric Harris, de 18 anos, e Dylan Klebold, de 17 anos, abriram fogo em sua escola. Treze pessoas morreram, 12 estudantes e um funcionário da instituição. Vinte e seis pessoas ficaram feridas. Após o atentado, os dois se mataram.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário