segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Homenagem a Carlos Nelson Coutinho


 
Saudação a Carlos Nelson Coutinho
.
Morreu esta noite o grande intelectual marxista Carlos Nelson Coutinho, depois de meses combatendo um câncer dos mais violentos. Carlito, como era chamado pelos amigos, descobriu a doença em fevereiro deste ano, quando nos comentou por e-mail: “Ainda estou perplexo – mas disposto a brigar. Também sobre isso, tenho tentado me valer do mote de Gramsci: pessimismo da inteligência, otimismo da vontade. Torçam por mim”. Foi o que fizemos esses meses todos.
.
Carlos Nelson Coutinho na Boitempo - Em 2011, Carlito publicou pela Boitempo o livro De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política. Confira prévia do livro no Google Books clicando aqui ou faça download do prefácio do livro em PDF clicando aqui.
.
Um dos maiores estudiosos de Antonio Gramsci, publicou o artigo “Gramsci e o Sul do Mundo: entre o Oriente e o Ocidente” na Margem Esquerda #5 (em 2005). Confira PDF do artigo clicando aqui.
Este ano, escreveu o texto de orelha para o livro Lenin: um estudo sobre a unidade de seu pensamento, de György Lukács, que você pode conferir clicando aqui.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário