sexta-feira, 23 de março de 2012

SEC define medidas após suposta homofobia

22 de março de 2012
.
A suspeita de que um adolescente homossexual teria sido agredido por colegas de Escola em Santo Ângelo levou ao município o coordenador estadual do Comitê de Prevenção à Violência nas Escolas, ligado à Secretaria Estadual da Educação. Alejandro Jelvez se reuniu com representantes de Polícia Civil, Ministério Público e Conselho Tutelar para definir como cada órgão encaminhará o esclarecimento do fato.
.
Outra reunião foi realizada com direção, coordenadores pedagógicos e integrantes do conselho Escolar, formado por pais de alunos, do Colégio Estadual Onofre Pires, onde o garoto estudava.
.
– Tanto a Escola quanto a Secretaria Estadual da Educação reafirmam o respeito à diversidade e orientação sexual. Isso continuará sendo abordado em sala de aula – afirma Jelvez.
.
Outra preocupação, segundo o coordenador, é respeitar os direitos dos adolescentes envolvidos, tanto a vítima quanto o suposto agressor e preservá-los, depois da repercussão que o episódio ganhou. Os pais dos dois também foram ouvidos. Está previsto ainda ouvir os professores que testemunharam situações de discriminação e preconceito contra o garoto.
.
Cursos sobre mediação de conflitos no ambiente Escolar serão oferecidos a partir de abril. Além disso, seminários com o tema Rio Grande sem Homofobia serão promovidos. Aos adolescentes e suas famílias, será garantido atendimento psicológico, segundo Jelvez. De acordo com a delegada Elaine da Silva, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, as investigações devem ser concluídas em 30 dias e remetidas ao Ministério Público.
.
Fonte: Zero Hora (RS), Todos pela Eduicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário