sábado, 13 de agosto de 2011

E a GREVE continua

Escolas não estão conseguindo repor professores em greve
Por Gabriela Sales
Três dias após o aval dado pelo governo de Minas para a convocação de 3.000 substitutos aos professores em greve, apenas 356 educadores foram contratados para as vagas no 3° ano do ensino médio da rede estadual. O total representa 11% do anunciado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), na última terça-feira.

A convocação de professores substitutos é uma medida emergencial do governo do Estado em resposta ao pedido de pais e alunos que temem ser prejudicados no Enem, marcado para os dias 22 e 23 de outubro. Fora das salas de aula há 65 dias, os professores pedem a adoção de um piso de R$ 1.597 para uma jornada de 40 horas semanais. No entanto, o governo, que adota a política de subsídio desde janeiro, afirma que o menor salário pago em Minas é de R$ 1.122 para uma jornada de 24 horas semanais.

Com a baixa adesão dos substitutos, a SEE já admite que as atividades para o 3º ano do ensino médio não podem não ser reiniciadas nesta segunda-feira, dia 15, conforme o anunciado. A volta às aulas pode ocorrer nos demais dias da semana. Para a diretora da Escola Estadual Governador Milton Campos, Maria José Duarte, a dificuldade em localizar educadores está na qualificação. "Além da burocracia que deve ser seguida, ainda temos dificuldades para encontrar professores qualificados".

Ontem, cerca de cem professores realizaram manifestações em Venda Nova e na BR-381, em Sabará, na região metropolitana. Utilizando carroças, os professores ironizavam o governo do Estado, sugerindo um avanço educacional a passos lentos.

.
Paralisação: Segundo a SEE, até ontem, 80 escolas permaneciam sem aulas e 671 estavam parcialmente paradas. O Sind-UTE informa que 50% das escolas estão sem atividades.
Sem feriados e recessos: A incerteza do início das aulas para os alunos do 3º do ensino médio pode comprometer ainda mais o fim do ano letivo. Com uma carga de 200 dias letivos a ser cumprida, as atividades deverão acontecer até em feriados e recessos, além dos 18 sábados já divulgados. Mesmo se as aulas forem retomadas nesta segunda-feira, as reposições terminarão no fim de dezembro. (GS)
Fopnte: Super Notícia (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário