terça-feira, 5 de julho de 2011

Notícias

Alunos pedem afastamento de professor suspeito de racismo no Maranhão

Publicada em 05/07/2011

SÃO LUÍS - Alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) fizeram um abaixo-assinado na internet pedindo o afastamento do professor Jorge Clóvis Verde Saraiva, acusado de racismo pelos estudantes do curso de engenharia química. As ofensas teriam sido dirigidas ao estudante nigeriano Nahy Ayuba. Cerca de 3.500 alunos já aderiram ao abaixo-assinado.

- Teve um dia em que tirei nota baixa e ele falou que tenho que voltar para a África. Outro dia, ele disse que somos de mundos diferentes, aqui são civilizados. Aí me senti muito mal - disse Ayuba.

Nahu Ayuba abriu um processo criminal contra o professor, que tentou justificar seus comentários.

- Mesmo que você seja negro, mas você tem que ter aquelas maneiras dentro da sua formação acadêmica, dentro do seu dia a dia; aquela maneira de mostrar o seu valor independente de qualquer raça ou espécie - afirma o professor Jorge Clóvis Verde Saraiva. Em nota, o reitor da universidade disse que, se confirmadas as denúncias, o comportamento do professor será considerado lamentável e vergonhoso. Afirmou ainda que abriu um processo interno para investigar em detalhes o que aconteceu e pediu ao Ministério Público que também entre no caso.

Fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/07/05/alunos-pedem-afastamento-de-professor-suspeito-de-racismo-no-maranhao-924835095.asp#ixzz1RF2lrPq4

Bebê de 8 meses sofre queimaduras em creche em Itapira, SP

SÃO PAULO - Um bebê de 8 meses sofreu queimaduras nas costas, na cabeça e nas mãos em uma creche em Itapira, a 146 km da capital paulista. As queimaduras teriam sido provocadas pela alta temperatura do chuveiro do berçário. Duas funcionárias que cuidavam da criança no dia do acidente foram afastadas do trabalho nesta segunda-feira, informou o site da EPTV. A creche é municipal e uma comissão investiga o caso. As queimaduras ocorreram no último dia 27 de junho. Segundo a Secretaria de Educação, uma comissão vai avaliar se houve negligência.

Uma das funcionárias trabalha da creche há seis anos. A outra, há nove anos. As duas são concursadas. A creche atende 120 crianças com até 3 anos de idade. No relatório encaminhado à Secretaria da Educação, a responsável pela creche informou que a principal suspeita é que a queimadura tenha acontecido durante o banho com água muito quente. Na troca de turno, a educadora que ficaria com a criança durante a tarde viu os ferimentos e avisou a direção. O bebê está em casa, onde se recupera dos ferimentos. Um médico confirmou para a família que foram queimaduras de primeiro e segundo graus. No entanto, não disse se podem ter sido provocadas por água quente. A sindicância deve levar 30 dias para a conclusão final. O Conselho Tutelar foi avisado e também acompanha o caso.

Fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/07/05/bebe-de-8-meses-sofre-queimaduras-em-creche-em-itapira-sp-924835107.asp#ixzz1RF2yK0h0

Nenhum comentário:

Postar um comentário